“Segredos” de Família!

Como este blog está dedicado aos meus fragmentos, vou postar um desses fragmentos que diz respeito a algo publicado no outro blog:
 
 
O percurso de legalizar minha cidadania italiana, que descobri, já possuo, basta informar o país de origem do meu bisavô (Itália), que ele fez família (e bota família nisto, pois é muita, mas muita, muita gente mesmo, rsrs), aqui no Brasil.
 
Escrevi uma "crônica" a respeito dos livros A, B e C que todo ser humano possui ou possuirá – pelo menos aqui no Brasil; não sei como funcionam os registros em outros países.
 
Minha bisavó Carolina Dadalto que se casou com meu bisavô italiano tinha uma irmã gêmea – Marina Dadalto; elas nasceram no ano de 1895 em Brotas-SP. "Olha, este é um detalhe que eu não sabia!" – disse para a senhora do cartório.
 
Descobri este "detalhe" porque a senhora ligou em casa ontem para informar que o nome da Carolina Dadalto estava errado na certidão de nascimento… "Mais um nome para retificar!" – pensei. Mas disse a ela, hoje pela manhã, que poderia enviar com o nome que constava mesmo.
 
Então, ela disse que verificaria no processo de casamento dos dois. "Ah, sim, por favor, aproveita e vê se há algum documento original do meu bisavô" – que para mim é o mais importante. Como ela disse estar muito atarefada, eu disse que ligaria na segunda-feira próxima.
 
Mas hoje a tarde mesmo ela me ligou para desfazer o equívoco: "Não era possível que no índice estivesse Carolina e a certidão constava Marina, fui olhar novamente no livro e descobri que a Marina era irmã gêmea da Carolina".
 
Isto é incrível! Marina e Carolina, gêmeas. A nonna Carolina conheceu a mim e à minha irmã, faleceu com 87 anos de idade.
 
Dos onze filhos que tiveram, "nonna" Carolina e meu bisavô Primo Coneglian, somente a tia Lourdes está viva, aqui pertinho de mim. Quero visitá-la com urgência, fazer um monte de perguntas… Ano passado quando falei com a tia Lourdes por telefone, ela disse que tem uma tia viva também em Brotas.
 
Será que a Marina?
 
Que emoção seria! Eu não exitaria um instante em pegar um ônibus para Brotas para conhecê-la. Mesmo que não seja tia Marina, essa tia viva é irmã das gêmeas…
 
Estou numa espera ansiosa por uma resposta posivita e concreta de uma carta que enviei para Itália faz 11 dias, perguntando para o Archivo de Statto sobre a Certidão de Nascimento do meu bisavô.
 
Somente com esta resposta poderei dar continuidade ao processo da cidadania.
 
Abracci a tutti. Io amo Italia, la lingua italiana. Voglio stare là brevemente!
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para “Segredos” de Família!

  1. Rubens Acacio disse:

    Gostei muito da tua estória. Eu tbm não sabia que a Marina e a Carolina eram gêmeas.Giuseppe, o pai delas, era primo do meu pai.Um abração.Se puder, comunique-se comogo.rubens.acacio@itelefonica.com.br

Deixe um comentário