Sobre a Quarta-feira

 
Quarto dia da semana… Ou seja, há três dias antes e três dias depois… Quarta-feira é, exatamente o meio da semana… Por isso sempre gostei da Quarta-feira.
 
A filha de Gomez e Mortícia Addams se chama Wednesday – Quarta-feira em Inglês. Também gosto da Wednesday – a primogênita do casal e do nome em inglês da Quarta-feira.
 
Passei a gostar do nome da Quarta-feira em Espanhol também… é sonoro: Miércoles!*
 
Também sei seus nomes em Italiano e Francês: Miercoledì e Mercredi, respectivamente. Mas como não uso esses idiomas, não são tão sonoros quanto Miércoles.
 
Priscila uma vez me disse que Quarta-feira era o seu dia preferido justamente por ser o meio da semana, assim como eu. Então, passei a gostar ainda mais da Quarta-feira; quando não estou estressado e correndo, às Quartas-feiras eu me lembro desse gosto em comum e me recordo da minha grande amiga.
 
Mas a qualidade da Quarta-feira outro dia me surpreendeu. Na verdade, a inteligência e a capacidade das pessoas me surpreenderam. Chamaram um fulano, cujo nome é Adriano de "Quarta-feira". Não entendi e questionei o porquê. A resposta: – É por que ele tá sempre metido no meio de tudo!
 
Nota dez para a inventividade do ser humano: chamar uma pessoa de quarta-feira por que está sempre no meio de tudo, hahahahaha. Muito divertido!
 
E para dizer que hoje não é Quarta-feira: escrevo hoje, um dia depois de Quarta-feira. Quem ler estes fragmentos sobre a Quarta-feira, passará a recordar que André gosta de quarta, que Priscila gosta de quarta e que podem chamar uma pessoa intrometida, delicadamente de Quarta-feira.
 
É isso!
 
* Pois não é que aprendi que "Miércoles!" é usada como uma expressão para os latinos que usam o Espanhol… Paula – mi amiga boliviana, após ter lido o fragmentos acima, me contou uma história: era uma vez – de verdade, um "muchacho"; sobre o qual uma porção de fatos ruins acontecia-lhe sempre às quartas-feiras (miércoles). "Entonces", quando algo de "malo" acontecia a ele, em outro dia da semana, exclamava: "Miércoles!", algo como "Que Droga!", para nós brasileiros. (Ontem, 13/03, aprendi a expressão que os italianos usam: "Mannaggia!", rsrsrs). Pesquisei na web tentando encontrar o livro que conta a história do "muchacho" boliviano. Encontrei outras explicações como "miércoles" é dita no lugar de "mierda", rsrsrs. Quero ressaltar como é fantástica a relação homem-língua-cultura, ter a chance de comparar, não para dizer quem é melhor ou pior, mas para nos divertirmos e nos encantarmos com a criatividade do ser humano. Viram o que pode provocar uma simples "Quarta-feira"?!
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Sobre a Quarta-feira

  1. Priscila disse:

    Hehehehe Meu surpreendente amigo!
     
    Agora vivo um dilema, as quartas são sempre o dia mais cansativo, interprete 6 aulas (TEÓRICAS) de manhã, pego meu filho na escola, faço papinha para uma semana, não durmo e interpreto mais 4 aulas (TEÓRICAS) a noite. Mesmo assim, eu ainda adoro Quarta-feira uh huuuhh!!
     
    Tem um texto, acho q do Sabino ou do Veríssimo, um deles tb ama quarta-feira. Vale a pena.
     
    Beijos literários, poéticos e crônicos.
    Pri – a Dona do Castelo.

Deixe um comentário